quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Teatro: Inquietos



A peça Inquietos, espetáculo da Cia. Hátor com direção da Marcos Barreto, tem seus momentos, seus bons momentos, e nos diverte um bocado neles. Os diálogos absurdos em que seus personagens são capturados em encontros fortuitos, e as consequências igualmente absurdas que se desdobram desses encontros, tornam a peça divertida. Trata-se de um espetáculo despretensioso e, em diversos lances, simpático.

No entanto, falta algo no conjunto completo da obra. O texto talvez precisasse amadurecer um pouco mais, para que alguns links não ficassem completamente soltos. Não sou daquelas pessoas que acha que tudo tem que ter um sentido, que uma explicação que torne um texto redondinho seja sempre essencial, mas frases enigmáticas avulsas sem um porquê também não fazem o meu feitio, e isso ocorre uma ou duas vezes em Inquietos.


A peça está em cartaz no Teatro Vanucci, no Shopping da Gávea, e traz Francine Thomas, Daniel Freitas e Fabiano Bernardelli no elenco. A maneira como a personagem Rita aprende a lidar com sua tragédia e a forma como traduz seu drama em evento menos indigesto na medida do possível (com leveza e humor) é interessante, e Francine Thomas está bem no papel, arrancando gargalhadas do público através de trejeitos que são cômicos sem ser exagerados. O momento em que perde o ônibus para a Pavuna e inicia uma cantilena interminável de lamúrias é de fato engraçado. Ela parece sofrer mais com o desdém do motorista do que com o resultado de um exame de saúde que poderá mudar sua vida drasticamente, e a partir daí podemos refletir sobre o valor que damos aso diferentes reveses de nossas vidas, aumentando o peso do que não é tão pesado e sofrendo desnecessariamente. Fabiano Bernardelli também está bem no papel de Jorge e Daniel Freitas, que é também o autor do texto, consegue desempenhar bem as piruetas que seu personagem demanda, deixando loucos e confusos aqueles que com ele interagem. Esses são os pontos positivos do espetáculo em cartaz sempre às quartas. Entretanto, a sensação de que algo está faltando e precisa ser aprimorado é mais forte do que as gargalhadas que, sim, soltamos durante a apresentação. 

Ficha técnica:
Espetáculo: Inquietos
Texto: Daniel Freitas
Direção: Marcos Barreto
Supervisão: Leonardo Talarico
Elenco: Francine Thomas, Daniel Freitas e Fabiano Bernardelli
Trilha Sonora: Marcelo Lehmann e Sérgio Pascolato
Cenografia: Sérgio Pascolato
Figurino: Allan Kardec
Iluminação: Wagner Pinto
Técnico de Som: Sérgio Pascolato
Arte: Luan Dutra
Produção: Hátor Produções
Direção de Produção: Francine Thomas
Assessoria de Imprensa: Lu Nabuco Assessoria em Comunicação

SERVIÇO:
Local: Teatro Vannucci (Rua Marquês de São Vicente, 52/ 3º andar. Shopping da Gávea)
Temporada: De 11 de novembro a 30 de dezembro 
Horário: 4ªs feiras, às 21h
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) R$ 30,00(meia)
Bilheteria do Teatro: (21) 2274-7246
Horário da Bilheteria – de 3ª feira a domingo, das 14h às 22h
Capacidade: 425 lugares
Indicação Etária: 14 anos
Gênero: Comédia Dramática

Duração: 60 minutos

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelentes suas observações a respeito da peça, a que assisti e concordo em praticamente tudo o que diz. Aliás, tenho acompanhado suas resenhas e já fui a algumas peças de teatro por conta de suas resenhas. Pelo que tenho que agradecer. Um abraço.