quarta-feira, 9 de julho de 2014

um pouquinho bem pouquinho sobre filmes



Se, vendo um filme, eu bocejar muito, o problema é meu ou é do filme? Da mesma forma, se eu leio um texto e não entendo, eu sou burra ou autor mandou um pouco mal? Enfim, a capa do DVD me indicava a duração: 146min. Todo um preparo psicológico poderia ser necessário. Meu ânimo seria capaz de sustentar a atenção? De quantos cafés eu precisaria? Mas Uma Mulher Sob Influência, esse filmaço do John Cassavetes, em que Gena Rowlands dá um show interpretando a problemática Mabel, me lembrou novamente que o tempo é relativo (ou não existe, sei lá!). O filme me prendeu do início ao fim e os 146min objetivos duraram menos. Não falo mais nada sobre esse filme que eu não tinha visto ainda, só uma coisa: é maravilhoso e Mabel está muito verossímil (só o psiquiatra que tenta medicá-la é que está um pouco perdido na história). Pois é, ainda tô aqui vendo muitos filmes, e vou falar de alguns, atendendo a pedidos. Outro filmaço, que revi outro dia, foi Fatal, da Isabel Coixet, com a Penelope Cruz e o Ben Kingsley. Eu só lembrava do básico, um professor universitário que não estabelece laços afetivos duradouros (salvo com o melhor amigo e uma mulher com quem ele se encontra há 20 anos mas com quem não conversa, praticamente) e a relação que estabelece com sua aluna. Mas o filme é absolutamente mais do que essas linhas muitos gerais. Consuela, a personagem de Penelope Cruz, diz, em dado momento: ‘quanto tempo perdi dormindo. passei a vida dormindo.’ O que fazemos de nossas vidas é a pergunta chave do filme. E, pra concluir essas impressõezinhas rasas, dois filmes com Olivia de Havilland: To each his own (com o título cafonésimo em português Só resta uma lágrima) - achei que poderia ser arrastado, mas o tempo é essa coisa bandida e confusa difícil de definir, o filme não é nada arrastado e levou o Oscar de Melhor Atriz, além da indicação de Melhor Roteiro Original, e A Cova da Serpente (foto), com indicação de melhor filme, entre outras indicações. Mas, sobre esse último, vou escrever um pouco mais em breve. Aguardem!

Nenhum comentário: