quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Teatro: Interior (Grupo Bagaceira)


Grupo Bagaceira, do Ceará, está no Rio de Janeiro e comemora seus quinze anos de apresentações ininterruptas com três peças no CCBBInterior, que é conduzido por duas velhinhas simpáticas e saudosas, (Samya de Lavor e Tatiana Amorim), que contam suas histórias através de objetos que representam a cultura popular misturadas às suas lembranças, que oferecem bolinhos para a plateia, que querem saber sobre as avós dos espectadores, está em cartaz até 4 de outubro, com apresentações de quarta a domingo, sendo duas aos finais de semana. O texto é de Rafael Martins, a direção é de Yuri Yamamoto e os atores contrarregras são Rafael Martins e Rogério Mesquita.
A peça resulta de uma pesquisa de 2 anos em que o grupo percorreu quatro cidades do estado do Ceará (Beberibe, Icô, Itacarema e Tauá), realizando trocas com artistas dessas localidades. A partir daí, o espetáculo foi inspirado nas histórias e vivências do grupo e a escolha das duas velhinhas como protagonistas, personagens simpáticos que se recusam a morrer e são curiosas a respeito de seu público (elas querem saber o que queremos fazer daqui a 50 anos, elas querem saber a cidade onde nasceram nossas avós, e elas querem, se alguém tiver, fotos também), são um emblema das histórias vividas nas regiões que o grupo percorreu e da relação com o tempo.
Se se pode dizer que o espetáculo, como escrito no programada temporada, é uma homenagem à cultura do interior,esse Interior,que dá nome à peça, é também um interior que remete à intimidade dos que estão presentes, às memórias recônditas, aos cheiros esquecidos, aos objetos há muito guardados. Assim, em uma cenografia intimista que traduz o afeto íntimo e o clima bem típico das visitas feitas em cidadezinhas pacatas, todos estão muito próximos no cenário proposto pelo grupo, eficaz em promover a proximidade e a troca (tanto a que ocorre entre atores e público, quanto a entre os espectadores entre si). Não há como não se envolver,não há como não recordar.
Os figurinos e o cenário de Interior representaram o Brasil na Quadrienal de Praga 2015, na República Tcheca, o maior evento de cenografia do mundo.

Nenhum comentário: